sexta-feira, 10 de agosto de 2007

Morte de Ingmar Bergman


Notícia um pouco atrasada...Meu pc tava quebrado daí não pude postar nada na época sobre a morte do diretor sueco Ingmar Bergman (89 anos) ocorrida em 30 de julho. Infelizmente não tenho vasto conhecimento sobre a obra de Bergman. No último semestre aluguei "Persona", mas devido ao curso Shang Tsung de Física não tive tempo de assistir. Também aluguei, juntamente com uns amigos , o famosissímo "O Sétimo Selo", no qual a morte é personoficada e joga xadrez com um homem, digamos, bastante curioso, que mesmo fazendo muitas perguntas deixa outras extrementes vitais correrem implicitamente na trama; diálogos inteligentes e partes extramamente engraçadas (na parte da cabra alguém inventou a legenda, hueheue). Assisti uma parte dele; neste dia tive um pequeno lapso de memória e não lembro bem do final do filme, hehehe, mas pelos aproximados 80 minutos que vi, parece ser justo definirem Ingmar Bergman como um mito da história da cinema.

O Sétimo Selo

Death: Don’t you ever stop asking?
Antonius Block: No. I never stop.
Death: But you’re not getting an answer.

Futuramente farei um comentário mais consistente.

Ingmar Bergman

Nome Completo: Ernst Ingmar Bergman
Natural de: Uppsala, Uppland, Suécia
Nascimento: 14 de julho de 1918


Filmografia
2004 -
Saraband (Saraband) (TV)
2000 - Bildmakarna (TV)
1997 - Larmar och gör sig till (TV)
1995 - Sista skriket (TV)
1993 - Backanterna (TV)
1992 - Markisinnan de Sade (TV)
1986 - Document: Fanny and Alexander
1984 - Depois do ensaio (Efter repetitionen)
1983 - Karins ansikte
1982 - Fanny e Alexandre (Fanny och Alexander)
1980 - Da vida das marionetes (Aus dem leben der marionetten)
1979 - Farödokument
1979 1978 - Sonata de outono (Höstsonaten)
1977 - O ovo da serpente (Das schlangenei)
1976 - Face a face (Ansikte mot ansikte)
1974 - A flauta mágica (Trollflöjten)
1973 - Cenas de um casamento (Scener ur ett äktenskap) (TV)
1972 - Gritos e sussurros (Viskningar och rop)
1971 - A hora do amor (Beroringen)
1969 - Farödokument
1969 - O rito (Ritten)
1969 - A paixão de Ana (En passion)
1968 - Vergonha (Skammen)
1968 - A hora do lobo (Vargtimmen)
1967 - Stimulantia
1966- Quando duas mulheres pecam (Persona)
1964 - Para não falar de todas essas mulheres (For att inte tala om alla dessa kvinnor)
1963 - O silêncio (Tystnaden)
1962 - Luz de inverno (Nattvardsgästerna)
1961 - Através de um espelho (Sason I em spegel)
1960 - O olho do diabo (Djavulens oga)
1959 - A fonte da donzela (Jungfrukällan)
1958 - O rosto (Ansiktet)
1957 - No limiar da vida (Nära livet)
1957 - Morangos silvestres (Smultronstallet)
1956 - O sétimo selo (Det sjunde inseglet)
1955 - Sorrisos de uma noite de amor (Sommarnattens leende)
1955 - Sonhos de mulheres (Kvinnodröm)
1954 - Uma lição de amor (En lektion I kärlek)
1953 - Noites de circo (Gycklarnas afton)
1952 - Mônica e o desejo (Sommaren med Monika)
1952 - Quando as mulheres esperam (Kvinnors väntan)
1951 - Juventude, divino tesouro (Sommarlek)
1950 - Isto não aconteceria aqui (Sant händer inte här)
1949 - Rumo à Alemanha (Till glädje)
1949 - Sede de paixões (Torst)
1949 - Prisão (Fängelse)
1948 - Porto (Hamnstad)
1948 - Música na noite (Musik I moker)
1947- Um barco para a Índia (Skepp till India land)
1946 - Chove em nosso amor (Det regnar pa var kärlek)
1945- Crise (Kris)

Prêmios
- Recebeu 3 indicações ao Oscar, na categoria de Melhor Diretor, por "Gritos e Sussurros" (1972), "Face a Face" (1976) e "Fanny e Alexander" (1982).

- Recebeu 5 indicações ao Oscar, na categoria de Melhor Roteiro Original, por "Morangos Silvestres" (1957), "Através de um Espelho" (1961), "Gritos e Sussurros" (1972), "Sonata de Outono" (1978) e "Fanny e Alexander" (1982).
- Recebeu uma indicação ao Oscar, na categoria de Melhor Filme, por "Gritos e Sussurros" (1972).
- Ganhou, em 1971, o Prêmio Irving G. Thalberg, concedido pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.
- Recebeu uma indicação ao Globo de Ouro, na categoria de Melhor Diretor, por "Fanny e Alexander" (1982).
- Recebeu 3 indicações ao Cesar, na categoria de Melhor Filme Estrangeiro, por "A Flauta Mágica" (1974), "Sonata de Outono" (1978) e "Fanny e Alexander" (1982). Venceu em 1982.- Recebeu uma indicação ao BAFTA, na categoria de Melhor Filme, por "O Rosto" (1958).
- Recebeu uma indicação ao BAFTA, na categoria de Melhor Filme Estrangeiro, por "Fanny e Alexander" (1982).
- Ganhou o Prêmio do Júri, no Festival de Cannes, por "O Sétimo Selo" (1957).
- Ganhou o prêmio de Melhor Diretor, no Festival de Cannes, por "No Limiar da Vida" (1957).
- Ganhou o Prêmio Especial de Melhor Humor Poético, no Festival de Cannes, por "Sorrisos de uma Noite de Amor" (1955).
- Ganhou uma Menção Especial, no Festival de Cannes, por "A Fonte da Donzela" (1959).
- Ganhou, em 1997, a Palma das Palmas, concedida pelos organizadores do Festival de Cannes.
- Ganhou, em 1998, o Prêmio Ecumênico do Júri, concedido pelo Festival de Cannes em homenagem à sua carreira no cinema.
- Ganhou 2 vezes o Leão de Ouro, no Festival de Veneza, por "Música na Noite" (1948) e "O Rosto" (1958).
- Ganhou o Prêmio Especial do Júri, no Festival de Veneza, por "O Rosto" (1958).- Ganhou o Prêmio FIPRESCI, no Festival de Veneza, por "Fanny e Alexander" (1982).- Ganhou, em 1971, um Leão de Ouro em homenagem à sua carreira no cinema.
- Ganhou o Urso de Ouro, no Festival de Berlim, por "Morangos Silvestres" (1957).
- Ganhou o Prêmio OCIC, no Festival de Berlim, por "Através de um Espelho" (1961).
- Ganhou 4 vezes o Prêmio Bodil de Melhor Filme Europeu, por "Sorrisos de uma Noite de Amor" (1955), "Morangos Silvestres" (1957), "Gritos e Sussurros" (1972) e "Sonata de Outono" (1978).

Curiosidades
- Seus filmes favoritos são "Utvandrarna" (1971), "A Doce Vida" (1960) e "As Férias do Sr. Hulot" (1953).



"O teatro é o começo, o fim, é tudo, enquanto o cinema pertence ao âmbito da prostituição"


"Eu estou por fim em pé na rua. Neva levemente e está ficando escuro. Tudo é muito claro, mas preto e branco sem cores, tosco como numa cópia em duplicata. Eu bato os dentes, cada pensamento e sentimento está anestesiado.”


"Não costumo ver os meus filmes frequentemente. Fico demasiado sensível, à beira das lágrimas e infelicíssimo. É horrível!"


"Nunca gostei do (Orson) Welles como actor. Em Hollywood há estas duas categorias: há os actores e há as personalidades. Welles era uma grande personalidade."


"Nunca consegui aderir aos filmes [do Godard]. São deliberados, pseudo-intelectuais e aborrecidos. Godard fez filmes para os críticos."


"Entre os realizadores de hoje, impressionam--me o Steven Spielberg, o Scorsese e o Coppola – embora pareça que ele deixou de fazer filmes – e o Steven Soderbergh. Todos eles têm algo a dizer, são apaixonados e têm uma atitude idealista face ao cinema."


"Antonioni fez duas obras-primas. A primeira é ‘Blow-Up – A História de um Fotógrafo’; a segunda é ‘A Noite’. O resto, nem vale a pena pensar. Ele nunca aprendeu a fazer filmes."


"O único filme que fiz e de que realmente gosto é ‘Luz de Inverno’. Cada segundo está como eu queria."

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